Futebol e tecnologia convivem cada vez mais juntos - Metro News Metro News: Futebol e tecnologia convivem cada vez mais juntos

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Futebol e tecnologia convivem cada vez mais juntos



O futebol ainda é - e vai continuar sendo por muito tempo - o esporte mais popular do mundo. Diferente dos anos 1960, 1970, 1980 e 1990, atualmente o futebol é um negócio, gerando muito dinheiro, de certa forma, sem margem para erros.

Se no passado tínhamos bolas de capotão, chuteiras que machucavam os pés e árbitros cometendo erros gritantes, hoje a situação é outra. Com muita tecnologia fora das quatro linhas, alguns aspectos do esporte evoluíram e hoje temos mecanismos que realmente modificaram o futebol em um nível como nunca antes.

O que estamos presenciando agora é a tecnologia dentro das quatro linhas, gostando ou não.

A tecnologia tem um papel fundamental nesta transformação, impulsionando principalmente nos bastidores como IOT para telemetria, analises preditivas utilizando Machine Learning, informações anywhare e anytime através do Cloud e também tecnologias durante os jogos.

Tira-teima

Essa tecnologia é relativamente antiga, é utilizada a pelo menos trinta anos, mas que passou por uma grande evolução nos últimos anos, inclusive com utilização de inteligência artificial para simular ou apontar eventuais equívocos.

Apesar de bastante utilizado, o tira-teima não tem influência na partida. Esse é um recurso meramente ilustrativo para ajudar os espectadores e comentaristas a entender melhor o jogo em questão.

Chip na bola
Rudimentar, mas muito eficiente. Consiste em um chip dentro da bola que avisa remotamente o árbitro, que recebe uma notificação em seu relógio.

Apesar de simples e com custo baixo, ainda não é utilizado em grande escala.

Vale destacar, que essa tecnologia possibilita gerar um mapa de calor do jogo para possíveis estudos.

Telemetria

É comum nas grandes equipes, os atletas utilizarem coletes GPS, chuteiras com sensores e ainda sensores IOT.

Todas essas informações são processadas e utilizadas pela comissão técnica para treino a ser realizado, preparação física individualizada e também prever possíveis lesões.

Meios para transmissão de jogos
Quem diria que a Rede Globo iria perder a majestade nas transmissões! Hoje o futebol é multiplataforma, distribuído através do Facebook, Instagram, Youtube e “Plays” proprietários.

VAR
O sistema de vídeo-arbitragem VAR (sigla em inglês de video assistant referee ou árbitro assistente de vídeo), que foi lançado em 2018 de maneira oficial, com ele trouxe polêmicas entre espectadores, jogadores, treinadores e dirigentes do futebol mundial.

Basicamente consiste em utilização de câmeras de vídeo para análise de lances duvidosos após dúvidas, mas ainda não está maduro. A pergunta que fica é: realmente é necessária a utilização do VAR? Minha opinião é que não, o arbitro tem total autoridade em suas ações, mesmo que em alguns casos ele erre.

A conclusão é que a tecnologia veio para ficar no futebol e cada vez mais será comum ver profissionais de tecnologia inseridos nas comissões técnicas.

No caso do Metropolitano não é diferente, fora de campo é utilizado tecnologia nos bastidores, seja para organização e planejamento das atividades e agora com o núcleo de inteligência e desempenho.

Por Vinicius Pontes
Diretor de planejamento do Metropolitano Jundiaí Futebol Clube