Metropolitano implementa soluções de tecnologia com seu Núcleo de Desempenho - Metro News Metro News: Metropolitano implementa soluções de tecnologia com seu Núcleo de Desempenho

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Metropolitano implementa soluções de tecnologia com seu Núcleo de Desempenho


O Metropolitano Jundiaí Futebol Clube está se modernizando. O clube não está ficando fora das mudanças que rapidamente estão chegando no esporte, até mesmo nas categorias de base. 

Nesta linha, o clube está implementando soluções tecnológicas fornecidas pelo Google para armazenamento de dados em um Data lake performático. O clube implementou o seu Núcleo de Desempenho desde junho, onde vai realizar analises minuciosas de cada partida.

O futebol de agora exige equipes mais compactas, troca rápida de passes, e posse de bola – onde a equipe de análise de desempenho fará todos os estudos. E para isso é necessário planejamento e organização dentro e fora das quatro linhas, com a utilização de métodos científicos e tecnológicos.

A análise de desempenho é uma ferramenta recém inserida no cenário do futebol brasileiro – aproximadamente uma década, e tem mostrado grande relevância na engrenagem do esporte. O departamento além de realizar análise da própria equipe – seja em jogos ou treinamentos, realiza outros tipos de ação. Quem trabalha neste tipo de departamento faz observações do time adversário e passa informações detalhadas para cada jogador e comissão técnica.

Até mesmo situação do mercado de jogadores tem equipe de análise trabalhando, para referendar ou não a contratação de um atleta – oferecendo um quadro completo de características de um atleta no momento que se discute a contratação de terminado jogador.

O objetivo do Metropolitano com a e compreender um pouco mais do universo de protocolos e números que não entregam vitórias, mas sim, informações com o objetivo que o time esteja munido da melhor preparação ao enfrentar o adversário na busca pela vitória.

Nesta linha, o clube com seu Núcleo de Desempenho está implementando soluções tecnológicas fornecidas pelo Google para armazenamento de dados em um Data lake performático e seguro. Estes dados são estruturados para fornecer informações complexas sobre desempenho individuais e coletivos, tanto de treinos quanto de jogos.

Também serão usados conceitos de machine leaning e inteligência artificial estão para oferecer insights a comissão técnica através de dashboards completos e customizáveis para cada categoria.

Com toda essa tecnologia implementada, é possível analisar tendências e padrões, bem como potencializar os pontos fracos durante os treinos, pois os vídeos de todos os jogos são processados digitalmente.


A integração entre as plataformas de colaboração gSuite e Google Cloud, facilitam o manuseio das informações, garantindo segurança e rapidez.

Por Thiago Batista - Assessoria de imprensa do Metropolitano Jundiaí FC

Foto: Divulgação